Consórcio de moto: desisti e agora?
O consórcio de moto dispõe de diversos benefícios, um deles é a isenção de juros nas parcelas. Desse modo, o consorciado tem uma moto dos sonhos com parcelas que cabem no seu bolso.
Apesar dos seus benefícios, muita coisa pode ocorrer desde o momento em que alguém entra em um grupo até a sua contemplação. Alguns acontecimentos podem fazer com que a pessoa pense na venda do consórcio.
Pensando nisso, trouxemos algumas informações relevantes sobre este tema, como o que ocorre quando o consorciado desiste da cota, como ele recebe o dinheiro investido e como vender seu consórcio.
O que ocorre quando desisto do consórcio de moto
Antes de mais nada, tenha certeza de que é possível desistir do consórcio de moto. Quando a desistência ocorre em até 7 dias, e o contrato foi assinado à distância, o consorciado pode desistir sem nenhuma burocracia, segundo a lei do consumidor.
Já no caso de já ter começado a pagar as parcelas, uma multa é cobrada por conta da quebra de contrato. É preciso comunicar a administradora por escrito e ler atentamente as regras do contrato para entender quais são os valores da multa.
Para as cotas contempladas, elas devem passar pelo processo de venda. Para o consórcio de moto cancelado, atrasado ou em andamento, é preciso pedir permissão da administradora para a sua venda.
O processo pode ser feito para uma empresa licenciada para a compra de consórcio. Lembrando que você deve se atentar e ter muitos cuidados na hora da venda para não cair em golpes.
Como receber o dinheiro das parcelas já pagas
As administradoras realizam os sorteios mensais dos consórcios cancelados. Devido a essas desistências, alguns grupos contam com fundo reserva. No momento da contemplação, o valor da multa é descontado.
Existe outra forma de ter o dinheiro de parte dos valores já pagos do consórcio de moto, é a venda do consórcio. Falaremos disso no próximo tópico.
Passo a passo para venda do consórcio
A venda do consórcio de moto pode ser feita desde que sua administradora permita a venda. Confira como funciona o processo de venda aqui na Consórcio na Web:
- Primeiramente, acesse o nosso site e preencha o formulário com alguns dados do consórcio, eles serão importantes para termos a noção de valores já pagos;
- Agora faremos a análise dos valores da cota para chegarmos a um valor justo para ambas as partes;
- Caso a oferta seja interessante para o dono da cota, então vamos até o cartório para a emissão da procuração de transferência de titularidade. Este documento se trata da oficialização da venda;
- Assim que o dinheiro for creditado na conta do consorciado, o documento então é entregue;
- Contudo, o consórcio é transferido para a Consórcio na Web.
Diversos imprevistos podem acontecer ao longo do pagamento das parcelas de um consórcio. Um parente pode ficar doente, um filho entrar na faculdade, dentre outros fatores. Este é o momento em que o consorciado se vê na necessidade da venda do consórcio.
Conte com uma empresa idônea para fazer a venda. A Consórcio na Web está há mais de 20 anos trabalhando com a venda e a compra de cotas. Fale agora mesmo com um de nossos consultores em nosso site sobre a revenda do seu consórcio cancelado!