Como funciona o processo para vender uma cota de consórcio?
Se você viu que chegou a hora de vender sua cota, este artigo é para você. Conheça o processo para vender uma cota de consórcio e ter seu dinheiro investido nas suas mãos em poucos passos.
O que é uma cota de consórcio
A cota de consórcio é a parte do consorciado no montante total financiado de um consórcio. Quando a pessoa deseja ter um bem, porém, não consegue comprá-lo à vista ou não quer pagar os juros abusivos dos financiamentos, ela adquire uma cota.
Com o consórcio, diversos sonhos podem ser realizados, confira alguns que podem ser adquiridos através dele:
- Automóveis;
- Imóveis;
- Caminhões;
- Serviços (festas de casamento, cirurgia plástica, etc);
- Motos.
Juntando as parcelas de todos os participantes, todo mês, 2 ou mais pessoas são contempladas com o bem. Esses lances podem ser por sorteio ou pelo lance maior, o valor máximo do lance vai depender do valor da cota.
Benefícios da cota de consórcio
Ter uma cota de consórcio traz a probabilidade de ter um bem com parcelas que cabem no seu bolso. Com a carta contemplada em mãos, terá o poder de negociação, pois ele tem o mesmo peso que o dinheiro na compra à vista.
O consórcio não tem juros, somente a cobrança de uma taxa administrativa pelas empresas que os vendem. Além de não precisar de entrada e nem de comprovação de renda até a contemplação.
Processo para vender uma cota de consórcio
Caso você já tenha uma cota de consórcio e não consegue mais pagar as parcelas, a melhor solução é vendê-la. Vender uma cota de consórcio é um processo que segue algumas etapas, confira:
- Primeiramente você deve verificar com a sua Administradora para verificar se é possível a sua venda;
- Depois, entre em contato com uma empresa séria e que tenha experiência no mercado para vender sua cota;
- Você precisará preencher um formulário de venda para que se chegue a um preço justo para ambas as partes;
- Caso a oferta seja interessante, então é emitida uma procuração de transferência de titularidade em um cartório, que só deve ser entregue quando o valor for creditado em sua conta;
- Assim, ele será transferido para a empresa que comprou sua cota de consórcio.
Durante a transação, não passe informações pessoais como RG e CPF antes de finalizar a venda. Existem muitos golpistas que praticam esse tipo de fraude.
Vantagens de vender sua cota de consórcio
Muitos imprevistos podem ocorrer ao longo do pagamento das parcelas da sua cota de consórcio. Por isso, uma das primeiras vantagens é a de não ter o seu nome negativado.
Outro benefício é ter o valor pago em mãos assim que vender sua cota. Caso ela seja contemplada, você pode receber até um valor mais alto por ela, devido à alta procura. Portanto, a venda pode se tornar a solução para alguns problemas financeiros que podem surgir.
Viu como o processo de vender uma cota de consórcio é prática e simples? A Consórcio na Web atua na venda e na compra há mais de 20 anos, sempre agindo com transparência e dedicação aos seus clientes.
Entre em nosso site e solicite a sua cotação agora mesmo!