Blog
transferir-titularidade
30/06/2023

Como transferir a titularidade de um consórcio vendido?

O consórcio possui inúmeras vantagens para quem o adquire, como a não inclusão de juros nas parcelas. Com ele é possível ter o sonho de um bem nas mãos de forma acessível. Porém, algumas pessoas preferem vendê-lo em algum momento do pagamento das parcelas, e nisso, podem surgir dúvidas de como transferir a titularidade.

O processo de venda envolve algumas etapas necessárias para que todas as obrigações e direitos passem para a empresa ou pessoa que comprou a cota. Continue a leitura para saber mais sobre quais cotas podem ser vendidas e como é o processo de transferência da cota.

Quais consórcios podem ser vendidos

Quando se adquire um consórcio, por vezes, ele pode demorar para ser contemplado. Mesmo que todos os meses várias pessoas sejam sorteadas, ainda pode demorar um pouco, podendo ser de até 15 anos, por exemplo, no caso da cota de imóveis.

Sendo assim, alguns consorciados preferem vender suas cotas por conta dos imprevistos que surgem ao longo da caminhada. Portanto, todos os consórcios podem ser vendidos, sendo eles:

  • Ativo;
  • Cancelado;
  • Contemplado;
  • Atrasado.

Processo para transferir a titularidade do consórcio

A primeira etapa antes de transferir a titularidade é comunicar a administradora sobre a venda do consórcio. Após encontrar uma empresa idônea para realizar a transação e se chegar a um valor justo para ambas as partes, se inicia a parte da transferência, que nada mais é, que a entrega de documentos necessários para a conclusão.

Para transferir a titularidade, é preciso que o vendedor envie os seguintes documentos:

  1. Informações que comprovem a existência da cota, como o seu extrato atualizado e os demais documentos do grupo;
  2. Documentos pessoais como CPF, RG, comprovante de endereço. Caso o titular da cota for Pessoa Jurídica, é necessário o envio uma cópia do contrato social ou certidão simplificada e o cartão CNPJ;
  3. Contrato que formaliza os termos da venda do consórcio com todas as informações relevantes, como nome do comprador e do vendedor, além do preço da cota;
  4. Contrato formal referente a transferência da cota diante da administradora, transferindo todos os direitos e obrigações do consórcio para o comprador.

Lembrando que a venda deve ser feita para uma empresa idônea. Não faça pagamentos antes da formalização da venda, bem como, a entrega de documentos pessoais, antes de ter certeza de que não se trata de golpistas.

Desde 2001, o Consórcio na Web trabalha com venda e compra de consórcios em âmbito geral. Compramos cotas de qualquer revendedora diretamente para revendas autorizadas ou indivíduos interessados.

Não importa se o consórcio esteja contemplado, cancelado, sorteado ou atrasado, nós entramos em ação com preços atraentes, com margem mais justa e sem complicações.

Atuamos em todas as frentes de móveis e imóveis com profissionais qualificados e preparados para lhe atender com eficiência e qualidade, buscando as melhores opções que satisfaçam suas necessidades. Não deixe de vender consórcio para depois!

Acesse nosso site e entre em contato para comprar a sua cota com o Consórcio na Web.

Quero Vender meu Consórcio

telefone