Blog
05/08/2025

Problemas com consórcio: descubra os 5 mais comuns e aprenda a evitá-los

O consórcio é uma alternativa cada vez mais procurada por quem deseja adquirir um bem, seja imóveis, veículos ou serviços sem recorrer ao financiamento tradicional. No entanto, apesar de suas vantagens, como ausência de juros e possibilidade de planejamento financeiro, as pessoas podem ter alguns problemas com consórcio.

A seguir, listamos os 5 problemas mais comuns enfrentados por participantes de consórcios e dicas práticas para evitá-los.

1. Desconhecimento sobre o funcionamento do consórcio

Muitos consumidores entram em um consórcio sem entender como ele realmente funciona. Diferente de um financiamento, em que o bem é adquirido de imediato, o consórcio exige paciência: o contemplado só recebe a carta de crédito por sorteio ou lance.

Desse modo, estude o regulamento do consórcio antes de assinar o contrato. Verifique as regras de contemplação, os prazos e as obrigações dos participantes, tire todas as dúvidas no ato da contratação para não ter surpresas no futuro.

2. Atraso na contemplação

A contemplação pode demorar anos, dependendo do número de participantes, dos valores ofertados em lances e da sorte. Isso gera frustração, especialmente em quem tem urgência para adquirir o bem.

Se você precisa do bem rapidamente, a melhor opção é adquirir uma cota já contemplada. Portanto, se planeje com antecedência e considere qual é a melhor opção no seu caso.

3. Custos mal compreendidos

Embora o consórcio não tenha juros, há outras taxas envolvidas, como taxa de administração, fundo de reserva e seguro. Muitas vezes, esses custos são ignorados no momento da contratação.

Analise o custo efetivo total (CET) e leia atentamente a proposta comercial. Compare com outras administradoras para garantir que está escolhendo uma opção transparente e competitiva.

4. Administradoras não autorizadas ou pouco confiáveis

Infelizmente, existem empresas no mercado que operam sem autorização do Banco Central ou com práticas pouco éticas, colocando em risco o dinheiro dos consorciados.

Para não cair em golpes e evitar maiores problemas com consórcio, verifique se a administradora está registrada no site do Banco Central do Brasil. Prefira empresas com boa reputação e tempo de atuação consolidado no mercado.

5. Dificuldades para utilizar a carta de crédito

Mesmo após a contemplação, alguns participantes enfrentam obstáculos para utilizar a carta de crédito, seja por restrições de crédito, documentação incompleta ou exigências do vendedor.

Sendo assim, mantenha sua documentação em dia e seu nome limpo. Informe-se antecipadamente sobre os critérios para uso da carta de crédito, tanto por parte da administradora quanto do fornecedor do bem ou serviço.

O consórcio pode ser uma ferramenta poderosa de planejamento financeiro, mas exige atenção e conhecimento. Ao entender os problemas mais comuns e tomar medidas preventivas, você aumenta consideravelmente suas chances de fazer um bom negócio e evitar dores de cabeça.

Antes de entrar em um grupo, pesquise, pergunte e leia o contrato com cuidado. Lembre-se: o sucesso no consórcio depende tanto da empresa que você escolhe quanto do seu preparo para participar.

Se deseja não ter problemas com consórcio, antecipe a compra do seu bem aqui na Consórcio na Web. Estamos presentes neste mercado há mais de 20 anos, diariamente ajudamos os nossos clientes na escolha dos melhores consórcios para os seus objetivos. E, além disso, também trabalhamos com a compra de consórcios, estando eles contemplados ou não.

Portanto, esteja você querendo comprar ou vender, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe para conhecer mais detalhes, e surpreenda-se com as opções que irá encontrar!

Quero Vender meu Consórcio

telefone