Blog
consorcio simulação
31/10/2022

Como posso simular um consórcio?

Simular um consórcio te ajuda a entender as parcelas que você irá pagar e se elas cabem no seu bolso. Apesar dele não conter juros, é importante verificar essa informação antes de fechar com alguma administradora.

Outro ponto é poder escolher o melhor consórcio ao analisar as opções disponíveis. Continue a leitura e saiba como simular e o que é considerado para se chegar aos valores ofertados.

Como posso simular um consórcio

Seu consórcio pode ser simulado no site ou aplicativo de sua preferência. Existem milhares de opções no mercado. Você pode optar pelas empresas tradicionais como Embracon, Rodobens, Caixa, dentre outras.

O importante é verificar se ela é fiscalizada pelo Banco Central que pode ser feita no seu site. E antes de fechar o contrato, leia atentamente todas as informações para não ter problemas futuros.

Após analisar os dados da Administradora, você deve escolher qual bem deseja. Algumas empresas disponibilizam a simulação pelo valor das parcelas e do crédito.

Se tiver um valor de parcelas em mente, clique nesta opção. Se não, opte pelo valor do crédito, por exemplo, se você deseja uma casa no valor de R$ 300 mil, os prazos podem ser de até 15 anos em algumas administradoras.

São muitas opções de consórcios, confira:

  • Motos;
  • Veículos leves e pesados;
  • Serviços;
  • Imóveis;
  • Eletroeletrônicos.

O diferencial do consórcio é que ele possui parcelas acessíveis por não ter juros embutidos e só a taxa administrativa. Ela se trata de um valor estipulado pelas administradoras para gerenciar os grupos.

Pontos considerados na simulação

No momento da simulação, alguns pontos são considerados para se chegar a um valor acessível para ambas as partes, veja quais são:

  • Fundo reserva: com base no valor do bem, um valor é estipulado para bancar situações emergenciais como alguém desistir do consórcio no andamento do grupo;
  • Fundo comum: se trata de um valor que deve ser recolhido todos os meses para que os créditos sejam liberados. O custo total do bem é dividido pelo número da quantidade de parcelas;
  • Seguro: ele se refere nos casos de morte de algum participante ou para quebras de garantia, ou seja, quando o consorciado para de pagar as parcelas após ser contemplado;
  • Taxa administrativa: valor cobrado pela administradora para gerenciar o grupo.

O fundo reserva e o seguro não são obrigatórios, ele vai constar ou não na hora de fechar o contrato.

Tenha uma tomada de decisão segura e faça a simulação em várias administradoras. Caso feche com alguma e não consiga pagar as demais parcelas, não se preocupe, isso tem solução.

Basta procurar uma empresa que compre as cotas. Elas podem ser vendidas se estiverem ativas, canceladas ou atrasadas. Claro que quanto antes você vender, menos chance você tem de ter prejuízos.

A Consórcio na Web tem as melhores opções de compra do mercado. Acesse nosso site e faça uma cotação com o melhor custo-benefício.

Quero Vender meu Consórcio

telefone