Qual a diferença entre consórcio e financiamento
A principal diferença do consórcio e o financiamento se dá pela compra do bem. No caso do financiamento, a pessoa tem a possibilidade de comprar o bem na hora, mas os juros são bem altos.
Já o consórcio não tem juros, porém, o consorciado só pode comprar o bem quando for contemplado. A partir dessas informações, podemos entender que quem deseja ter gastos melhores, a opção ideal é o consórcio.
Separamos todas as vantagens de investir em uma cota e como funciona a contemplação para que você tenha certeza de que será a melhor opção.
Vantagens de adquirir um consórcio
Um consórcio é quando diversas pessoas que querem adquirir o mesmo bem se reúnem em um grupo. Assim, todos os meses, os participantes pagam parcelas, então, a partir desses valores, são comprados bens todos os meses e alguns consorciados são contemplados com eles.
Ele tem inúmeras vantagens, confira a seguir, quais são as principais:
- Sem juros: o consórcio não tem juros, é cobrado apenas uma taxa administrativa, esse valor é cobrado pelas administradoras por elas gerenciarem os grupos. Em alguns deles pode ser cobrado um valor de fundo reserva ou seguro;
- Flexibilidade: assim que o consorciado escolhe o bem, após ser contemplado, ele pode escolher um bem em qualquer lugar, a não ser que o bem seja de uma determinada marca;
- Poder de compra: a carta de crédito é o mesmo que o valor do dinheiro à vista, assim, ele sai por um valor bem menor que o mercado. Dessa forma, o consorciado consegue adquirir um bem com um valor bem melhor que o desejado, pois é possível conseguir um bom desconto.
O financiamento possui juros altos, na maioria das vezes, quem o adquire paga por dois bens no final do plano.
Como funciona a contemplação
Como ter o bem em mãos é uma das grandes diferenças entre o consórcio e o financiamento, é preciso entender como funciona a contemplação. Já que é a partir dela que o consorciado tem direito de comprar o seu bem.
Cada administradora tem suas regras, porém, normalmente, ocorrem duas contemplações por mês, no mínimo. Uma por sorteio, nesse caso, o consorciado que tem mais sorte ganha a carta de crédito.
A outra contemplação se dá para quem dá o maior lance, ou seja, aquele que oferece o maior valor pelo bem. Quando a pessoa recebe a contemplação nessa situação, o valor ofertado é descontado das parcelas restantes.
Caso o consorciado não queira mais pagar as parcelas do consórcio, é possível vender para uma empresa fiscalizada pelo Banco Central. Existe uma liberdade na venda da sua cota, pois as empresas especializadas acabam comprando consórcios ativos, cancelados e até contemplados.
A Consórcio na Web trabalha com venda e compra de consórcios em âmbito desde 2001. Atuamos em todas as frentes de móveis e imóveis com profissionais qualificados e preparados para lhe atender com eficiência e qualidade, buscando as melhores opções que satisfaçam suas necessidades.
Entre em contato conosco e saiba mais!