Quando posso efetuar a venda do meu consórcio de caminhões
Surgiu um imprevisto e você não sabe como pagar as parcelas do seu consórcio de caminhões? Fique calmo, você pode vendê-lo, basta seguir alguns passos simples para sair do sufoco e usar seu dinheiro para outra finalidade.
Continue a leitura e confira quando você pode vender sua cota e dormir tranquilo.
Como funciona o consórcio de caminhões
Um consórcio é quando um grupo de pessoas se junta para adquirir um bem em comum. O valor total é dividido em parcelas justas, sem o acréscimo de juros, somente a taxa administrativa é inclusa.
Um consórcio de caminhões é para você que sonha em aumentar sua frota ou até mesmo comprar um caminhão para iniciar seu negócio e não tem o valor para comprar um à vista.
Não precisa de entrada e é possível comprar seu caminhão com o valor atualizado mesmo se for contemplado ao final do plano. Com a carta contemplada em mãos, o poder de negociação aumenta, pois, o consorciado tem o valor à vista no ato da compra.
A contemplação ocorre de duas formas, por meio do maior lance e por sorte. Assim, você pode se programar para dar o maior lance, analisando os últimos que foram feitos.
Quando posso vender meu consórcio de caminhões
Você optou por um consórcio de caminhões e viu que não quer mais ou surgiu algum imprevisto no meio do caminho? Isso pode acontecer e, antes mesmo que você se torne inadimplente, a melhor solução é a venda dele.
Segundo a Lei nº 11.795/08, o consorciado pode vender sua cota após a avaliação e aprovação da sua Administradora. Portanto, você pode vender sua cota quando não puder pagá-lo ou apenas quando não quiser mais.
A primeira coisa a se fazer é encontrar uma empresa séria que compre cotas. Após a escolha, é preciso que o consorciado preencha um formulário de venda. Com esses dados, é feita uma avaliação para se chegar a um valor justo de compra, alguns pontos são considerados:
- Quanto foi pago até o momento;
- Valores em atraso, no caso de cotas atrasadas;
- Custos para a quitação do consórcio.
Se seu consórcio de caminhões for contemplado, ele será precificado conforme a oferta e a demanda do mercado. Além disso, são considerados o valor do crédito, parcela e o saldo devedor.
Depois que se chegou a um valor, a empresa vai até um cartório para emitir a procuração de transferência de titularidade. Assim que o valor estiver na conta do consorciado, o documento é entregue para a empresa e o consórcio de caminhões é transferido para ela.
Antes da negociação, não passe dados pessoais e da sua cota para ninguém, muitos golpes são feitos assim. Procure empresas sérias que tenham conhecimento no mercado para não sair perdendo.
A Consórcio na Web está há mais de 20 anos no mercado, sempre pensando no melhor para seus clientes. Acesse nosso site, preencha o nosso formulário e tenha o preço mais justo no seu consórcio de caminhões.