
Na hora de vender consórcio, a decisão pode ser a parte mais complicada de todo o processo. Pense bem: você está lá com um consórcio em andamento, e precisa decidir se continuar pagando as parcelas é vantajoso. Com certeza, essa pode se tornar uma escolha subjetiva. Afinal, não há como saber o que é vantajoso para todos. Por isso, não podemos afirmar: faça a Vender de Consórcio, você sairá no lucro.
Para te ajudar, vamos entender a razão da venda de um consórcio. Normalmente, por que as pessoas vendem seus investimentos? Vamos entender a seguir.
Venda por dívidas
São três os tipos de venda de consórcio que podem ocorrer. No primeiro deles, a pessoa vende o seu consórcio por conta de uma dívida. A dívida em questão pode estar em curso. Se esse for o caso, você estará realizando a vende de um consórcio em atraso. Seu investimento pode valer menos em relação aos demais.
Você ainda pode estar caminhando para uma dívida. Essa é a estratégia mais inteligente de quem não consegue mais arcar com as parcelas da compra: vender rapidamente o investimento para não ser cobrado com taxas. Se o dinheiro está se tornando apertado, você pode vender com rapidez, antes que seja tarde demais. Assim, você garante um bom retorno e pode recuperar tudo que você já investiu com o pagamento mensal.
Venda por investimento
Você ainda pode estar interessado em Vender Consórcio por conta do investimento feito. O que ocorre é: você será contemplado com a compra do produto, mas ninguém sabe quando isso pode ocorrer.
Muitas vezes, o valor pago nas parcelas já está maior do que o valor da compra do produto sem consórcio. Esse é um dos casos mais comuns que levam a vendas dos investimentos. Se você estiver com muitas parcelas pagas, você conseguirá retirar uma boa quantia de dinheiro desse investimento. Assim, não precisará se preocupar com os pagamentos de parcelas.
Não se esqueça de que, mesmo com a contemplação, você ainda tem que pagar os boletos até que todos os participantes sejam contemplados. Parece bastante coisa, certo? É por isso que muitos optar pela venda de uma vez por todas.
Vendas pela estrutura dos consórcios
A estrutura do consórcio também pode influenciar muito no processo de venda. Essa é, normalmente, uma escolha de pessoas que não estavam acostumadas com o funcionamento do consórcio quando houve a realização da compra. Pode ser que elas tenham se arrependido ao entender mais sobre o funcionamento, e decidam que vender consórcio é a melhor das opções para as suas vidas. Essa pode até se tornar uma prática bastante recorrente e lucrativa.
Se você é consorciado e não se deu bem com a estrutura de funcionamento geral do seu consórcio, é melhor sair. Evite deixar dívidas em curso e manter um investimento que não é compatível com você durante muito tempo.
Acompanhe tambem: Quero vender meu consórcio contemplado