E-mail: contato@consorcionaweb.com.br

Cuidados ao vender consórcioAlguns cuidados são importantes na hora de fazer a venda de consórcio, independentemente da modalidade ou da fase do andamento da contemplação. Você, como vendedor, deve promover um processo de negociação transparente, que não te prejudique ou prejudique o comprador em questão. Mas como fazer isso? É complicado cuidar de todos os detalhes de uma venda?

É o que vamos te mostrar aqui. Acompanhe as nossas dicas e saiba no que prestar mais atenção quando for vender, para não haver nenhum prejuízo no futuro. Confira a seguir e não se esqueça de checar as condições do seu consórcio depois.

Conheça a administradora e suas regras

Se eu quero vender meu consórcio, é essencial conhecer as regras da administradora. Você pode pensar que essa é uma tarefa mais fácil, pois um consorciado já conhece o funcionamento do grupo. De fato, isso é verdadeiro em relação ao grupo. Entretanto, não podemos garantir que todos os vendedores conheçam as regras da administradora. Existem administradoras que não especificam nem ao mínimo algumas regras de funcionamento.

Nossa dica nessas situações é: converse com os responsáveis, tire todas as suas dúvidas e, se for necessário, verifique o contrato. No contrato inicial estão todas as informações que você precisa saber sobre a condição do consorciado. O problema é que a maioria das pessoas não faz uma leitura adequada das regras. Se você é um vendedor, isso deve mudar.

Aliás, são muitos os comportamentos que precisam mudar ao assumir a postura de vendedor de consórcios.

Confira os dados do produto

Conferir todos os dados do produto deve ser uma tarefa realizada o quanto antes. Afinal, você não pode acertar valores de compra e venda de consórcio com um cliente sem saber se as informações passadas são verdadeiras.

Atitudes como essa podem fazer com que o vendedor perca credibilidade no mercado. As notícias chegarão rápido aos ouvidos de outros compradores, e você terá dificuldades em fazer vendas futuras. Quem entra em um consórcio deve sempre estar preparado para comprar e também para vender. Você deve informar o comprador de vários detalhes: se o consórcio está com parcelas em atraso, quantas parcelas já foram pagas, qual o valor das parcelas, em que data o pagamento começou, qual o produto em questão, quanto vale esse produto, entre outros detalhes.

Confira os dados do comprador

Se eu quero vender meu consórcio, os dados do comprador também são essenciais para garantir o sucesso da transferência de titularidade. Eles precisam estar regularizados e de acordo com as regras da administradora.

Artigo Relacionado: Compro consórcio: as três possíveis vendas

Não se esqueça de solicitar os documentos de comprovação de renda para o seu comprador. Ele pode apresentar, por exemplo, um exemplar do imposto de renda, que precisa conter um salário de 3 a 4 vezes maior que o valor da parcela. Se isso ocorrer, você pode continuar o processo com a certeza da aprovação da administradora. Assim, você não perde tempo.