E-mail: contato@consorcionaweb.com.br

Cuidados ao comprar consórcio contempladoRealizar a compra de consórcio não é uma tarefa difícil. Entretanto, você deve manter a atenção para não ser enganado ou para não cometer erros comuns. Eles podem ser cometidos de diversas maneiras, que vamos te contar a seguir. Hoje, vamos falar dos consórcios contemplados. Eles são os principais produtos de interesse de compradores de consórcios, pois você já pode fazer a retirada do bem escolhido após a transferência de titularidade.

Alguns cuidados devem ser estabelecidos para quem compra consórcio contemplado antes da negociação. Saber disso é se proteger do prejuízo e de erros de funcionamento que podem colocar tudo a perder.

Conheça a administradora

Para começar, você deve conhecer mais sobre a administradora. Normalmente, as regras de funcionamento da administração de cada consórcio podem variar entre si, e você deve estar atento a essas variações para realizar uma boa compra.

Primeiramente, nossa sugestão é que você converse com outros consorciados da mesma administradora. Assim, você pode ter uma ideia melhor dos serviços e das regras de funcionamento. Cuidado com as administradoras pequenas e as administradoras que oferecem parcelas muito baixas. É melhor confiar em uma grande administradora, com um bom nome de mercado. Muitas vezes, as administradoras menores podem acabar te deixando no prejuízo.

Sabia mais sobre o produto

Quem compra consórcio deve estar sempre de olho no produto comercializado. Já sabemos que são três as categorias de consórcios: os automóveis, os imóveis e os serviços gerais.

Quando você compra um consórcio contemplado, você tem a vantagem de retirar o produto assim que fizer a transferência da titularidade. Lembre-se de que isso não te ausenta de pagar as parcelas até o final do grupo, quando todos são contemplados. Já que você vai retirar o produto com rapidez, a sua missão antes de fechar o contrato com o antigo consorciado é saber tudo sobre o produto em questão. Nos consórcios de carros, por exemplo, você pode ter várias opções de modelos e de anos de fabricação.

Saber todas essas informações nunca é demais. Na verdade, elas te ajudam a decidir pela melhor das alternativas.

Artigo relacionado: Compra de consórcio de bancos

Confira a contemplação

A compra de consórcio contemplado costuma ser segura, mas você deve verificar se o consórcio em questão está realmente com a contemplação. Vamos te explicar o que pode ocorrer a seguir.

Muitas vezes, há a promessa da contemplação, que é anunciada como uma contemplação já feita. De fato, se você comprar um consórcio em andamento, você será contemplado em algum momento. Porém, isso pode demorar. A garantia da contemplação no futuro não é a mesma coisa que a contemplação real. Isso pode, muitas vezes, estar confuso até propositalmente pelo vendedor.

Por isso, você pode e deve exigir alguns documentos que comprovam a contemplação ao lado da administradora. Assim, você saberá que a sua compra vai render oficialmente a aquisição do bem de interesse sem espera.